Search

VIVER EM PORTUGAL

Sou absolutamente suspeita para falar sobre as razões para viver em Portugal. Brasileira por nascimento, portuguesa por opção.

 

ACESSE O BLOG PARA MAIS INFORMAÇÕES

FOI ASSIM ...

Mudei-me para Portugal em 1996, sem saber ao certo o que eu encontraria e como seria a adaptação da minha família. Passados estes anos todos não há um dia em que não agradeça por estar aqui e me surpreenda com a diversidade de Portugal. Um país de pequena dimensão geográfica, porém com paisagens muito diferentes a uma curta distância: praias com areais a perder de vista, montanhas e planícies douradas, cidades vibrantes e cosmopolitas e um património milenar, perfeito para uma escapadinha.

Eu optei por viver em Cascais por diversas razões: praia, passeios peadonais, paz, qualidade de vida, colégios internacionais e, apesar de ser uma cidade que tem de tudo e é autónoma, está a menos de 30 minutos da linda e vibrante capital: Lisboa.

Aqui criei meus 2 filhos e criei as minhas raízes. Já fiz parte da Associação de Pais e Professores (PACT) do St Julian’s School e hoje faço parte da Associação de Turismo de Cascais e da Associação São Francisco de Assis cujo objetivo é apoiar as 5 liberdades dos animais.

Quando abracei a carreira de consultor imobiliária, ou como dizem no Brasil: corretor de imóveis em Portugal, nunca pensei que poderia trabalhar com tantos brasileiros a querem investir em Portugal, quer fosse para diversificar o património, para ter um “pied-à-terre” ou mesmo para obterem a autorização de residência em Portugal ou ainda para se beneficiarem de vantagens fiscais. Hoje o número de clientes brasileiros aproxima-se muito do número de clientes portugueses e da soma de todas as demais nacionalidades.

Em termos mais genéricos, Portugal a vida em Portugal é muito pacífica, saudável e segura. Cativa as pessoas por vários aspectos a saber:

CARACTERÍSTICAS

+ - CLIMA

Quanto ao clima, os nossos invernos são suaves e os verões quentes e secos. O número de horas de sol chega a atingir as 3300 no sul do país e 1600 no norte, um dos valores mais altos da Europa

+ - GEOGRAFIA

Portugal tem uma excelente situação geográfica. Na convergência de três continentes – Europa, África e América –, foi desde sempre um ponto central nas mais importantes rotas internacionais. Aqui encontra aeroportos internacionais em todo o país – Lisboa, Faro e Porto têm ligações regulares para as principais cidades do mundo.

O país está servido por uma moderna rede de vias terrestres: se partir de Lisboa demorará apenas duas horas até ao Porto ou Faro, as principais cidades do norte e sul de Portugal, e cerca de seis horas até Madrid.

+ - QUALIDADE DE VIDA

Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo numa amostra de 163 países (Global Peace Index 2020) e ocupa a 29ª posição entre 176 países no Transparency International (Corruption Perception Index 2016).

De acordo com a Numbeo, Portugal em 2020 está no 19º lugar no ranking de qualidade de vida.

Segundo um estudo do Expat Insider (6ª edição) com base em dados de 2019, Portugal teve um impressionante 3º lugar no ranking mundial com mais de metade dos expatriados a planear possivelmente viver no país para o resto da vida.

O World Health Report, avaliou o sistema de saúde português na 12ª posição do ranking da Organização Mundial de Saúde.

+ - CUSTO DE VIDA

Para a maioria dos estrangeiros, o custo de vida é considerado baixo.

Segundo o NUMBEO (Cost of Living in Portugal 2018), os índices de preços revelam-se atraentes:

+ - POLITICA

Com quase nove séculos de fronteiras geográficas bem definidas, em Portugal vigora um regime parlamentar democrático com estabilidade política.

Portugal é membro da União Europeia e faz parte do Sistema Monetário Europeu, usando a moeda única europeia e é, também, a 46ª economia mais competitiva, num total de 138 países, de acordo com o Índice de Competitividade Global 2016-2017, produzido pelo Fórum Económico Mundial.

+ - FISCALIDADE

Portugal é, também, um dos melhores países para comprar casa porque tem regras fiscais claras e transparentes e proporciona facilidades na obtenção de autorização de residência, na sequência de novas disposições legais mais atraentes para investidores estrangeiros.

Disponibiliza, ainda, um regime especial para residentes não habituais, visando atrair investidores estrangeiros através de taxas tributárias sobre o rendimento muito favoráveis.