Rubricas de decoração: Espaço Exterior
Geralmente, os terraços relacionam-se de uma forma direta com a paisagem que nos rodeia. Podem enquadrar uma vista, com beiral ou com paredes laterais, ou recriar determinados elementos paisagísticos à escala do terraço e do homem, ou permitem sentir e ver o ambiente de outra forma. Frequentemente, apenas é possível usufruir da paisagem através da construção de terraços, onde se pode desfrutar da sombra das árvores, de um refrescante tanque ou guardar e do vento.
Os terraços incluem elementos da paisagem circundante como pedras, madeira, plantas ou água, e são espaços ideais para se transformar em pequenos jardins. Não só é importante o tipo de espécies escolhidas, mas também o design do mobiliário com elementos para criar um estilo próprio.
Quanto as varandas, estas costumam ser espaços desaproveitados, em muitos casos com pouco metros quadrados. Para se reduzir a carga na varanda, pode-se pendurar vasos ou jardineiras nas paredes e utilizar contentores pouco pesados. As combinações de espécies são variadas, mas pode-se escolher plantas que são facilmente renováveis nas diversas épocas do ano. Algumas variedades são resistentes as geadas, como os fetos, as coleiras ou o brumo. Também se pode optar por plantas anuais, de belas flores, como as petúnias, as lobélias e qualquer uma das variedades de gerânios e verbenas.
Escolher um mobiliário de qualidade para o jardim e que se adapte as nossas necessidades não uma tarefa simples, pois os móveis sofrem muitos danos no exterior. Atualmente, a técina predominante de materiais que exijam pouca manutenção, materiais naturais como a teca, a vera a pedra podem ser uma boa opção.