Search

Rubricas de Decoração: Escadas

As escadas, em si mesmas, foram sempre um sinal de prosperidade, especialmente os modelos adornados, talhados em madeira das mansões do século XIX.

O design das escadas tem vindo a mudar ao longo dos séculos, mas a ideia principal continua a ser a mesma segurança, e a facilidade de subida e descida devem ser prioritárias.
Em relação a elementos estéticos, as de lanço reto são ideais para distâncias curtas, como, por exemplo, para uma cave ou um sótão, e são o tipo de escadas é mais fácil de instalar.

Outro exemplo são as escadas flutuantes ou suspensas, utilizadas, principalmente, também para lanços retos. Outros tipos são as escadas em forma de L, que se caracterizam por ter um patamar em algum dos seus lanços, ou as escadas em forma de U, com avançamentos paralelos entre si.

Com os “duplex” e os lofts modernos surgiram as escadas em espiral ou circulares. Uma circunstância importante a ter em conta com as escadas de metal em espiral é o fator ruido. No caso de se encontrar no interior, a escada de metal (quer seja em espiral ou de qualquer outro formato) deve ser coberta com um material que abafe o ruido.

Outro dos elementos imprescindíveis na escada é uma boa iluminação, quer seja artificial ou natural. O ideal seria a instalação de janelas ou de uma claraboia, não necessariamente de grandes dimensões, simplesmente que permitisse a entrada suficiente de luz natural para iluminar o caminho.