Rubricas de Decoração: Casas de Banho
A evolução da casa de banho tem acompanhado a da civilização, das mudanças das condições de vida e das diversas formas de entender a higiene. Tudo isto, aliado à evolução da tecnologia e ao design de equipamentos para a casa de banho, fez com que o sanitário seja, atualmente, objeto da atenção dos designers, que dão rédea solta à sua criatividade para o transformarem num espaço onde se usufrui do maior conforto, com uma linguagem artística pouco usual e que se revela contra a corrente estabelecida até ao momento.
Há trinta anos, os materiais não favoreciam a aplicação de soluções decorativas interessantes. Apenas os azulejos, o plástico e a pedra eram considerados adequados para resistir à humidade inerente a esta divisão. Contudo, hoje, a madeira é introduzida facilmente nas casas de banho, graças a um tratamento contra a humidade, os cristais com resistência especial criam divisórias quase impercetíveis, os sanitários integram mecanismos para poupar água, os revestimentos, quentes ao tacto, encorajam a caminhar descalço e os sistemas de climatização permitem que se passe mais tempo na casa de banho. E a tudo isso há que acrescentar a introdução do mundo digital e de dispositivos para controlar a temperatura e a pressão da água do chuveiro, os sistemas que imitam a chuva e o nevoeiro, os jactos de água para hidromassagem, as instalações para cromoterapia e aromaterapia… mecanismos antes considerados de luxo e que hoje se adaptaram as dimensões e aos rendimentos de um lar médio.
E embora continue a abranger as funções básicas de higiene e limpeza, a casa de banho ultrapassou a sua função tradicional e até conquista novos espaços dentro da casa. As casas de banho em suites já não são exclusivas de habitações de luxo, nem sequer as casas de banho de visitas, e cada vez e mais comum haver mais do que uma casa de banho numa habitação.