Search

FREGUESIAS DE LISBOA: Santo António

Santo António é uma freguesia pertencente à zona do centro da capital. Engloba a Av. da Liberdade e todo o centro (baixa Pombalina, Rossio). É o Central Business District de Lisboa, onde se localizam as sedes de várias instituições financeiras e empresas multinacionais presentes no país. É também a zona privilegiada do comércio de rua de luxo e onde se encontram os principais hotéis de 5 estrelas da cidade.

 

A reabilitação de um alargado conjunto de edifícios em curso nesta artéria, uma das mais centrais e mais importantes de Lisboa, fez com que o mercado residencial ganhasse aqui um novo protagonismo com o desenvolvimento de diversos projetos exclusivos destinados a habitação. É uma das zonas mais procuradas por investidores estrangeiros, nomeadamente Brasileiros, Franceses e Chineses, devido à centralidade, ao prestígio e à proximidade com oferta de retalho de luxo.

Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Rua da Escola Politécnica, Rua Alexandre Herculano: estas são algumas das artérias da freguesia de Santo António, em Lisboa, a zona de Lisboa que registou os preços mais elevados na venda de alojamentos familiares entre Julho de 2016 e Junho de 2017. Aqui, a palavra luxo inclui a beleza arquitectónica dos edifícios. Grande parte é do início do século XX, alguns de cores garridas, outros do estilo art nouveau. Alguns deles foram mesmo vencedores do prémio Valmor, como por exemplo o no 206-208, que é hoje uma loja Prada.

A zona Castilho & Liberdade é uma das áreas mais requisitadas de Lisboa. Faz parte do grande eixo de entrada em Lisboa e é, sobretudo uma zona de passagem, que contrasta com todas as zonas com as quais faz fronteira. De dia, esta zona ganha vida devido ao elevado número de escritórios e de bancos que aqui se localizam. Por volta das 13h começa a invasão dos fatos e gravatas, que se dirigem aos spots mais trendy da cidade para almoçar. A rua Barata Salgueiro concentra alguns deles. Nos últimos anos, com a reabertura dos quiosques da Avenida (seis esplanadas nos passeios, debaixo da sombra das árvores), a população jovem voltou a frequentar esta zona. À noite na Avenida não falta divertimento e cultura, pois para além dos quiosques, que vibram com energia jovem nas noites de Verão, existem uma série de bons restaurantes, hotéis, cinemas e teatros.