Search

FREGUESIAS DE LISBOA: ESTRELA

Na freguesia da Estrela, situada na zona histórica de Lisboa, encontramos a Lapa, zona das embaixadas. É considerada uma das melhores zonas residenciais de Lisboa, tendo associada uma imagem de grande prestígio e “status social”. É um bairro procurado principalmente pela classe alta lisboeta e por alguns estrangeiros que vivem e trabalham em Portugal. É caracterizado pela presença de muitas embaixadas, palácios e empreendimentos de luxo, muitos com vista sobre o rio e cidade. A zona oferece todos os serviços do dia-a-dia e destaca-se a presença de vários colégios privados.

Foi nesta zona que, no século XVIII, quando Lisboa ainda estava em expansão, a nobreza e a burguesia se afixaram. O seu nome, recebe-o do antigo Convento de Nossa Senhora da Estrela. Hoje em dia, esta herança histórica ainda é sentida. É um dos bairros mais agradáveis de Lisboa, com casas grandes e antigas perfeitamente conservadas, muitas delas antigos palácios e palacetes. A imponente Basílica da Estrela marca o ponto de encontro de muitos grupos, mesmo em frente ao Jardim da Estrela, onde os mais velhos passam a tarde a jogar às cartas e as crianças se divertem no recreio. Este Jardim no topo é o único ponto plano, e todo o bairro se desenrola para baixo, numa das diversas colinas de Lisboa. Assim, como em outros pontos da cidade, muitas das habitações têm vistas de tirar a respiração sobre a cidade. Vê-se o rio Tejo e a Ponte 25 de Abril ao longe, e ouve-se o som do elétrico 28 a subir a íngreme Calçada da Estrela.

A zona de Santos é onde os apreciadores de arte e design se encontram. O bairro de Santos tem-se assumido cada vez mais como o design district de Lisboa. Pelas ruas junto ao jardim nasceram lojas como a Paris-Sete, a AR interiores, a Re-Use, a Roche Bobois, entre muitas outras. Para além de lojas de design existem também galerias, museus e espaços de cooperativas de artistas. O edifício do IADE, uma conhecida faculdade de design, requer a atenção de qualquer pessoa que por aqui passe e é onde os “cool kids” passam os intervalos à porta.

Os restaurantes são também um forte motivo para se deslocar até aqui. Desde os locais mais tradicionais, como a Varina da Madragoa (no ainda pitoresco bairro da Madragoa), onde não pode deixar de experimentar os panados, ou o Estado Líquido, um espaço de sushi de fusão. A noite de Santos é animada e pertence aos mais jovens, que aos fins de semana inundam estas ruas.