Search

Freguesias de Lisboa: Avenidas Novas

A freguesia de Avenidas Novas é considerada uma das zonas habitacionais mais nobres de Lisboa, sendo muito bem servida de comércio, serviços e transportes públicos.  Ela surge em Lisboa no final do século XIX, com a reestruturação do território executada por Ressano Garcia inspirada no Plano de Extensão de Paris, concretizado por Georges-Eugène Haussmann. Ressano alargou as ruas e avenidas, acompanhando toda a reestruturação com uma forte componente ambiental: a plantação de choupos, acácias do Japão, faias, ailantos, acácias brancas, entre outras espécies.

Surgem também por esta altura as moradias unifamiliares, de fachadas ecléticas, no estilo Arte Nova e Art Deco, ocupados sobretudo por uma classe média, classe média-alta e alta em expansão.

Nesta freguesia destacam-se:

  • Fundação Gulbenkian, um centro de cultura, onde pode visitar as exposições temporárias, apreciar a Orquestra da Gulbenkian durante a sua temporada ou, simplesmente, passear no seu Jardim;
  • Campo Pequeno: centro comercial e de espetáculos;
  • Culturgest: fundação criada pela Caixa Geral de Depósitos para apoiar as artes. Está sediada no Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos, Lisboa. Organiza e apresenta atividades culturais e científicas como exposições, dança, teatro, música, ópera, novo circo, cinema, conferências e colóquios;

Paralelamente, a freguesia de Avenidas Novas é hoje um dos centros de negócio estratégico na cidade, e tem no seu território universidades, embaixadas, museus e duas das maiores salas de espetáculo de Lisboa. As ruas enchem-se de executivos durante a hora de almoço e existe uma série de pequenos centros comerciais e o EL Corte Inglés, único “department store” da cidade.

Dada a sua dimensão, acaba por se dividir em diversos bairros com características muito próprias. O Bairro Azul, pequeno, mas com muito boa oferta de conveniência e acessos, situado junto do El Corte Inglés; a zona do Saldanha/Avenida da República, que se caracteriza por um misto de habitação e serviços; e a zona de Alvalade/Avenida de Roma, cuja vida de bairro é muito típica e dinâmica, são dos principais bairros situados nesta grande zona.