Search

Viver em Portugal

Imagine-se a viver num país onde encontra uma grande diversidade de paisagens e ambientes a curtas distâncias: aqui pode praticar desportos náuticos, jogar golfe nos melhores campos do mundo, contemplar a natureza, experienciar as mais recentes novidades em tratamentos de bem-estar ou partir à descoberta do património, dos vinhos e de uma gastronomia inigualáveis.

 

CLIMA:

Quanto ao clima, os nossos invernos são suaves e os verões quentes e secos. Sabia que o número de horas de sol chega a atingir as 3300 no sul do país e 1600 no norte, um dos valores mais altos da Europa?

 

OS PORTUGUESES:
Os portugueses são afáveis e acolhedores, recebem bem todos os visitantes, venham de onde vierem. E, de facto, vêm de vários pontos do mundo dado que o país está situado na costa Oeste da Europa, sendo por isso, uma porta de entrada no espaço Schengen. Grande parte da população fala idiomas estrangeiros, nomeadamente o inglês.

 

O PAÍS:
Com quase nove séculos de fronteiras geográficas bem definidas, em Portugal vigora um regime parlamentar democrático com estabilidade política.

Portugal é membro da União Europeia e faz parte do Sistema Monetário Europeu, usando a moeda única europeia e é, também, a 46ª economia mais competitiva, num total de 138 países, de acordo com o Índice de Competitividade Global 2016-2017, produzido pelo Fórum Económico Mundial.

Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo numa amostra de 163 países (Global Peace Index 2020) e ocupa a 29ª posição entre 176 países no Transparency International (Corruption Perception Index 2016).

 

CUSTO DE VIDA:
Para a maioria dos estrangeiros, o custo de vida é considerado baixo.
Segundo o NUMBEO (Cost of Living in Portugal 2018), os índices de preços revelam-se atraentes:

www.numbeo.com/cost-of-living/country_result.jsp?country=Portugal

 

CUIDADOS DE SAÚDE:
Em Portugal, os serviços oficiais para prestação de cuidados de saúde à população encontram-se organizados num Serviço Nacional de Saúde. Para além do serviço público, existem instituições de saúde privadas e consultórios de profissionais em regime liberal.

A rede hospitalar é composta por modernas e bem equipadas unidades, geograficamente distribuídas no País e que há muito trabalham com as principais seguradores internacionais.

No sentido de melhor acolher o paciente estrangeiro, os hospitais têm vindo a implementar serviços de atendimento e acompanhamento personalizados ao paciente, sendo o inglês o idioma base de comunicação.

Portugal dispõe ainda de um Sistema Integrado de Emergência Médica, que garante aos sinistrados ou vítimas de doença súbita, a pronta e correta prestação de cuidados de saúde, com elevados níveis de rapidez no acionamento de meios de socorro.

Onde recorrer?

Se necessitar de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde, saiba que pode obter assistência médica no Centro de Saúde do local em que se encontrar. Em situações graves, pode recorrer aos Serviços de Urgência dos Hospitais (traumatismos sérios, intoxicações, queimaduras, enfartes, tromboses, problemas respiratórios, etc.).
Em caso de urgência, ligue o Número Europeu de Emergência: 112. Existe ainda uma linha informativa através da qual pode obter aconselhamento e encaminhamento em situações de doença ou esclarecimento de questões sobre saúde – Linha Saúde 24 – 808242424.

Note que:
Se for cidadão de um dos 28 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, para ter acesso aos cuidados de saúde gratuitos ou com custos moderados, deverá apresentar o Cartão Europeu de Seguro de Doença (emitido no seu país de origem) e o seu passaporte ou documento de identificação.

Os cidadãos estrangeiros possuidores de autorização de residência em Portugal, deverão estar inscritos num Centro de Saúde e serem possuidores do Cartão do Utente, o qual pode ser obtido no Centro de Saúde mediante a apresentação do documento comprovativo de autorização de residência
No caso de necessitar de recorrer a um Hospital, tem à sua disposição a rede nacional de unidades pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde: www.sns.gov.pt/sns/pesquisa-prestadores/

No caso de ter um seguro de saúde pessoal, confirme se a sua companhia tem algum protocolo com algum hospital particular, para além do serviço público.